segunda-feira, 4 de junho de 2012

Energia Solar


O que é a Energia Solar e como funciona

O termo energia solar designa, de uma forma genérica, todo o tipo de captação de energia luminosa com origem no Sol. Essa mesma energia que é absorvida e armazenada, posteriormente é utilizada para outras finalidades e até de outras formas para as mais diversas situações rotineiras, diminuindo assim a utilização de outras energias prejudiciais para o meio ambiente.

Este tipo de energia proveniente do Sol é captada através de recursos materiais, como por exemplo os painéis solares extremamente populares nos dias de hoje, que são formados através de células fotovoltaicas que têm como principal objetivo a transformação de energia solar em energia elétrica, térmica ou mecânica. Esta energia pode ser utilizada para diversis fins, seja a título particular ou até mesmo empresarial, no entanto nos dias que correm, a sua utilização é maioritariamente particular, sendo assim utilizada para o aquecimento de água sem recurso a energia elétrica.



Tipos de Energia Solar

As energias renováveis estão a começar a ser uma constante na sociedade de hoje em dia, não só pelas enormes vantagens que estas proporcionam a quem as utiliza, como pela sua enorme eficiente em relação ao ambiente, não poluindo. Como o próprio nome indica, as energias renováveis são todas aquelas que existem naturalmente no planeta, estando constantemente em renovação, não se esgotando e podendo ser utilizadas quase por tempo ilimitado, sendo assim uma excelente opção para quem deseja utilizar energia normalmente, sem emitir gases poluentes para o ambiente.

As energias renováveis, como é o caso da energia solar, têm como origem os ciclos naturais da conversão da energia emitida pelo sol, fonte primária de grande parte de toda a energia disponível no planeta. As vantagens da utilização deste tipo de energias são muitas, destacando-se como é óbvio o facto de não serem poluentes e de poderem ser exploradas por qualquer tipo de pessoa, em qualquer local do planeta (com algumas exceções). A utilização deste tipo de energias evita a necessidade da utilização e importação de outras energias não renováveis, sendo assim muito natural que não exista uma dependência energética por parte das famílias para o bom funcionamento dos seus lares.

Energia Solar Térmica

A energia solar térmica, ou como é vulgarmente designada energia térmica, tem vindo a crescer a nível de adeptos, não só pelas suas enormes vantagens, como ainda pela sua questão ambiental, bastante procurada nos dias de hoje. Esta é responsável pela aproveitação da energia emitida pelo sol e na sua transformação em calor, ideal para aquecer água, seja a nível doméstico ou mesmo empresarial. Existem ainda outras utilizações deste tipo de energia, no entanto esta é a mais popular, assim como a utilização em máquinas de refrigeração que utilizam o calor para a produção do frio, podendo assim diminuir o consumo de energia elétrica.

O mais natural é a utilização deste tipo de sistemas a nível particular, em casas particulares, podendo atingir os 80% de poupança a nível de água e gás, tornando-se assim numa excelente opção para que deseja manter a qualidade da vida recorrendo a energias naturais e ainda evitando a poluição do ambiente. Apesar de ser algo bastante comum, o aquecimento e utilização de água quente vai assim tornar-se numa tarefa muito mais poupada, já que a maioria da energia produzida é utilizada para esse fim, evitando que as famílias tenham tantos gastos a nível de outros tipos de combustíveis e energias.

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Numa altura em que o nosso Planeta Azul encontra-se sujeito a um sem número de poluentes e poluição de natureza humana, é imprescindível tentar combater toda essa poluição presente no nosso ambiente, recorrendo a energias renováveis, presentes na natureza de forma aleatória. Uma dessas energias renováveis ultimamente muito utiliza é a energia solar, bastante simples de conseguir e com finalidades diversas, tornando-se assim numa excelente opção para quem procura receber energia, sem estragar e poluir o planeta onde vive.

A energia solar chega ao nosso planeta através dos raios solares emitidos pelo Sol, sendo que essa energia que o Sol emite diariamente é equivalente a cerca de 35 milhões de vezes toda a energia produzida, por exemplo, no Chile. Esta energia pode ser transformada, através dos sistemas próprios para isso, em energia térmica, elétrica e até mecânica, tornando-se numa fantástica opção para quem procura soluções ecológicas para o seu ambiente familiar ou mesmo empresarial. Além de tudo isso é essencial salientar que esta energia é imprescindível para a natureza, em particular para as plantas e reino animal que necessitam desta para funcionarem em pleno e sem qualquer tipo de obstáculos.

Energia Solar Fotovoltaica



O consumo exagerado de energia nos últimos anos levou a que os recursos fósseis começassem a escassear, sendo assim necessário encontrar alternativas (o menos poluentes possível) tendo sempre por base o fornecimento de energia aos interessados de forma adequada. A energia solar é, de longe, a melhor alternativa possível aos combustíveis e energias fósseis, tornando-se assim num fator quase constante em casas particulares e até empresas, já que a energia existente é praticamente inesgotável, foi importante encontrar as melhores soluções a nível de sistemas de absorção e armazenamento dessa mesma energia.

A energia solar fotovoltaica funciona de forma diferente à banal energia solar, já que esta é adquirida muitas vezes para uma finalidade térmica (o aquecimento de águas residentes em depósitos próprios), a energia solar fotovoltaica não utiliza o calor emitido pelas radiações para produzir eletricidade.

Um comentário:

  1. nossa me ajudou mt agora eu vou conseguir apresentar mt bem o meu trabalho

    ResponderExcluir