sábado, 3 de março de 2012

Questão - ENEM 2010 - usina hidrelétrica

Questão 4 Fascículo 11 - ENEM 2010 - Sobre os impactos ambientais causados pela instalação de uma usina hidrelétrica

O Ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte é um marco ambiental e social no Brasil. Ele aposta no desenvolvimento da região de Altamira, no Pará, que receberá investimentos de R$ 4 bilhões na área social. Segundo o ministro, a discussão do projeto teve a participação de vários segmentos da sociedade. Ele ressaltou que o projeto da usina não causará grandes danos ao meio ambiente. "Quando se fala em hidrelétricas, há um aspecto ideológico. Há pessoas que são contra e isso mostra que não estão preocupados em como fazer um expansão de forma mais barata. Isso depois vai implicar em contas de luz mais caras e agressões muito piores ao meio ambiente", declarou.
Correio Brasiliense - Agência Brasil - Publicação: 27/05/2010.


Levando em conta os diversos interesses que podem estar em jogo num projeto de grande porte, aponte, dentro dos impactos listados abaixo, aquele que deve ser a menor fonte de preocupação na implantação de uma usina hidrelétrica na Amazônia:


a) alagamento de áreas florestais.
b) aquecimento das águas.
c) deslocamento de populações.
d) perda de espécies animais e vegetais.
e) deterioração da qualidade da água.

Solução comentada: O funcionamento de uma hidrelétrica não envolve grandes despejos de calor para o ambiente, a exemplo do que ocorre em termelétricas ou centrais nucleares.

Resposta: B


Fonte: http://www.paulorobson.com/2011/10/questao-4-fasciculo-11-enem-2010-sobre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário